Ògún
Meje – Ògún Lebede (Bomaté ) –
É o Ògún dos ferreiros, marido de Yémánjá Ogúnté e pai de Ògún Akoro.
Representam um tipo mais velho de Ògún, É o mais velho de todos, a raiz dos outros,
Ògún completo, velho solteirão rabujento e muito sanguinário. trabalhadores conscienciosos, severos, que
“não brincam em serviço”, ciente de seus deveres como de seus direitos,
exigente. É um grande ferreiro e ferramenteiro. Come com Exú e Yemanjá. É
o aspecto do orixá que lembra a sua realização em conquistar a sétima aldeia
que se chamava Ire (Meje Ire) deixando em seu lugar o seu filho Adahunsi. Come
nos cemitério, encruzilhadas, matas da beira da praia. Suas cores são o verde
escuro e o vermelho
Ògún
Je Ajá ou Ogúnjá como ficou conhecido – Um de seus nomes em razão de sua
preferência em receber cães como oferendas, um dos seus mitos liga-o a Oxaguiã
e Yemanjá quanto a sua origem e como ele ajudou Oxalá em seu reino fazendo
ambos um trato. É o Òrìxá da casa de Oxalá, o grande guerreiro branco É um
Ògún, como indica o seu nome, particularmente combativo. Tem temperamento
rabugento, solitário.. Dizem que acompanha Ogúnté.. Em seu assentamento leva
Osum e Waji; Não se pronuncia seu nome em vão e nem a noite;come inhame como
todo Ogun. Veste branco e também o verde escuro e usa contas verde-claro.
Cobre-se-se de Mariwo. Na Umbanda , Ogum matinada)
Lado
Positivo: Dóceis, calmos, seguros, confiantes, os regidos por este tipo de Ogum
são grandes negociantes. Amantes fiéis e dedicados à familia, são também
verdadeiros guardiães de seu próprio patrimônio. Geralmente bonitos, talentosos
e inteligentes, os de Ogum Já são grandes amigos e possuidores de autocontrole.
São pessoas de decisões rápidas e seguras e donas também de exagerado
sentimentalismo
Lado
Negativo: Os regidos por Ogum Já têm, invariavelmente , um péssimo defeito:
usam de falsidade, porém a exercem como tática de guerra. Atacam sempre pela
retaguarda do adversário, não dando chances de defesa e tirando todo proveito
do elemento surpresa. São rápidos no pensamento e gostam de ver o inimigo
morrer lentamente, o que dá um sentimento impiedoso ao seu caráter.
Ògún
Ajàká – É o “verdadeiro Ògún guerreiro”, sanguinário, que em princípio se
veste de vermelho e verde escuro, suas contas são iguais a vestimenta. Teria
sido rei de Òyó e irmão de Sàngó. Ajàká é um tipo particularmente agressivo de
Ògún, um militar acostumado a dar ordens e a ser obedecido, seco e
voluntarioso, irascível e prepotente. Na Umbanda, Ogum Naruê, Rompe Mato. Lado
Positivo: Corajoso acima de tudo, honesto, objetivo do tipo monarca, de muita
sorte, senso de justiça, nobre, valente. Os filhos deste tipo de \ogum se
esforçam para serem perfeitos em tudo o que fazem. São hábeis e inteligêntes e
normalmente são de muito fácil compreensão. Capazes de dar tudo de si quando
amam, pois são amantes constantes e dedicados. Lado Negativo: Altamente
perigosos, quando estão irados. São extremamente sanguinários e impiedosos.
Atacam por todos os lados e exterminan o inimigo. Não são falsos, mas semeiam a
discórdia, a intriga; saem de perto e quando voltam, o fazem para exterminar e
reinar. São egoistas e nervosos; querem tudo rápido e bem feito. Exigentes, são
capazes de destruir algo que lhes incomoda e não têm pena de ninguêm. Nem de si
proprios. Outras inúmeras qualidades existem, mas no cômputo geral, aqui foi
colocado tipos de Oguns que representam os elementos Terra, água e Ar. o que dá
um sentido amplo, às caracteristicas dos filhos deste Orixá.
Ògún
Xoroke ou Ògún Soroke - Apenas um apelido que Ògún ganhou devido à sua
condição extrovertida; soro = falar, ke= mais alto.Usa contas de um azul escuro
que se aproxima do roxo. “Xoroke é um Ògún que tende a confundir-se com Esú,
agitado, instável, suscetível e manhoso.É um Òrìsá das terras Jeje um tipo
muito perigoso. Dizem que foi amaldiçoado por seu pai e sua mãe. Conta a lenda
que um vulcão entrou em erupção e SOROKÈ pulou de dentro dêle, em forma de
fogo.É o senhor da noite, vive nos cantos das encruzilhadas, castigando os que
por ali passam e profanam as oferendas ali colocadas. É o Òrìsá da vingança,
pois seu temperamento é muito forte. Tem que ser feito no domínio do pai, Exú,
e ambos no domínio da mãe, Iponda. Faz-se o ÈSÙ, escravizado por ÒGÚN, tendo
que assentar ÒSUN. Não pode ser feito dentro do barracão. Tudo é duplo, até o
QUELÊ. São dois assentamentos, um de ÈSÙ, sem massa e outro de ÒGÚN, com massa,
sobre o ÈSÙ. Dança-se para ÈSÙ, ÒGÚN e ÒSUN. Na Umbanda chamado de Ogum
Mejê, Sete Estradas, Sete Espadas.
Lado
Positivo - Os regidos por este Orixá são de uma bravura sem igual. Dedicados e
corajosos, geralmente são pessoas que se empenham para chegar a seus objetivos.
Têm muito a ver com Exú e praticamente carrega quase todas as virtudes daquele.
.Lado Negativo :- Vorazes, gananciosos e abusados, os filhos de Xoroquê não têm
pena de cortar o pescoço dos seus inimigos. Não perdoam falhas, nem às suas
proprias, chegando ao cúmulo de se autoflagelarem por um engano ou erro
cometidos. São sábios para enredar e criar polêmicas; confusos, muitas vezes,
mas agem às claras. Atacam sempre pela frente, numa avançada única e de
resultado sempre positivo (para eles próprios). Daí o autocastigo quando
falham. São rudes e extremamente exigentes e seu ponto preferido para o ataque
é o coração. Impiedosos e malvados, não se curvam diante de ninguêm. Ostentam
um grande valor de poder e grandeza, mesmo que na verdade não os tenha.
Ògún
Meme – É um jovem guerreiro. Veste-se de verde claro e usa contas verdes
como Ogum Já, mas de uma tonalidade diferente. Come com Oxalá e tem grande
fundamento com Yemanja.
Ògún
Wori /Waris (Warri, ou worin) – É um Ògún perigoso, dado da feitiçaria, ligado
ao màriwò, aos antepassados. Tem temperamento difícil, suscetível, autoritário
o espírito dogmático. Nessa condição o orixá apresenta-se muitas vezes com
forças destrutivas e violentas. Segundo os antigos a louvação patakori não
lhe cabe, ao invés de agradá-lo ele aborrece-se. Um dos seus mitos narra que
ele ficou momentaneamente cego. Veste verde-claro, come com Yemanjá e
Oxalá. Gosta de comer cabritos pequenos, aprecia a carne de marreco e não come
frango em suas obrigações. Na Umbanda, Ogum beira Mar, Sete Ondas e Iará. Lado
Positivo: É um tipo mais calmo. Os regidos por este Ogum são mais dóceis, mais
lentos, mais emocionais, pois estão ligados à regência da água, através de
Yemanjá Oxum e Logum Edé. Oxalá dá sua contribuição com o elemento Ar. Daí os
filhos de Waris serem mais emotivos, carinhosos e atenciosos. São excelentes
generais, pois estudam profundamente as estratégias. Amantes singelos, procuram
sempre uma forma de agradar.Lado Negativo:Os filhos de Ogum Waris usam táticas
interessantes para chegar aos seus objetivos. Choram de forma mentirosa para
enganar o inimigo. Usam de falsidade e intrigas e são mestres na arte de
ludibriar. Atacam pelos flancos e são do tipo sádicos e temperamentais.
Ògún
Ikola - É um ÒGÚN solitário que tem ligação com XOROQUE e Oxalá.. Come
ÌGBÍN e veste-se de verde escuro ou vermelho. Adora galos vermelhos e bode de
chifres grandes.
Ogun
Elemona - Mora nas matas e caça muito bem. É muito sério, áspero, não se
apegando a ninguém, a não ser a sua própria família. Tem fundamento com
Obaluaye e Exú.
Ògún
Akoró ( Adiolá) – É o irmão mais velho de Oxóssi, ligado à floresta,
qualidade benéfica de Ògún invocada no pàdé. Filho de Ogúnté, Akoró é um tipo
de Ògún jovem e dinâmico, entusiasta, era empreendedor, cheio de iniciativa,
protector seguro, amigo fiel, e muito ligado à mãe.
Ògún
Oniré (oníra) – É o título de Ògún filho de Oniré, quando passou a reinar
em Ire, Oni = senhor, Ire = aldeia., o dono de Iré, primeiro filho de Odúduwà.
Oniré é um Ògún antigo que desapareceu debaixo da terra. Usa também contas
verdes. Guerreiro impulsivo é o cortador de cabeças, ligado à morte e aos
antepassados; orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, não pensa antes de agir,
mas acalma-se rapidamente.
Ògún
Olode – Epíteto do orixá destacando a sua condição de chefe dos caçadores,
originário de Kétu. Não come galo por ser um animal doméstico. Amigo do mato,
dos animais, conhecedor dos caminhos, e é um guia seguro. Seu temperamento
solitário assemelha ao de Oxóssi.. Só come nos caminhos da mata e em seus
assentamentos, come caça. Leva um ADEMATÁ – arco e seta
Ogum
Ajo (avagã) - Fica fora do barracão e toma conta da porteira. É o primeiro
a ser saudado. Companheiro de ÈSÙ, ronda as encruzilhadas, comendo com ÈSÙ nas
estradas. Veste-se e tem contas azul arroxeado.
Ògum
Onije - É o Òrìsá que tritura, corta e provoca ferimentos. Não é
aconselhável raspar este Òrìsá em seus filhos. Veste o verde escuro e o
vermelho. Tem ligações com OYA YGBALÉ.
Ògún
Popo – eria o nome de Ògún quando foi à terra dos Jeje, é um tipo
fanático.
Ògún
Masa – Um dos nomes bastante comuns do orixá, segundo os antigos é um
aspecto benéfico do orixá quando assim se apresenta, quando não um de seus
aspectos é o desequilibrio, por alguns considerado como "o
louco", o cortador de cabeças, tem fundamento com Exú e Yemanjá, os
únicos que conseguem abrandar sua ira. Usa vestimentas coloridas.
Há
vários nomes de Ògún fazendo alusão a cidades onde houve o seu culto, como Ògún
Ondo da cidade de Ondo, Ekiti onde também há seu culto, etc. O orixá possui
vários nomes na África como no Brasil e com isso ganha as suas particularidades
e costumes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário